Fiat lança Uno esportivo
A Fiat está lançando nesta edição do Salão do Automóvel uma nova versão do Uno, o Sporting. O Novo Uno Sporting não é um modelo personalizado, mas sim uma nova versão, esportiva, que tem sob o capô o novo motor Fire 1.4 Evo.
Seu aspecto exterior foi espelhado nos modelos esportivos de alto desempenho, tanto em cores quanto em itens de personalização. Assim, acessórios como os faróis com máscara negra, os anéis estéticos da grade anterior em vermelho e o destacado spoiler para o para-choque dianteiro formam um conjunto visualmente arrojado.
As faixas laterais remetem à esportividade, jovialidade e desempenho, assim como as minissaias laterais. A ponteira do escapamento é dupla, como convém a um esportivo, e as lanternas traseiras têm acabamento fumê. Os para-choques dianteiro e traseiro trazem apêndices aerodinâmicos. Sobre a tampa do porta-malas foi incorporado um aerofólio com acabamento na cor preta.
Ainda na parte decorativa, as bordas das caixas de rodas e o revestimento das colunas das portas receberam tratamento em preto. O modelo recebeu também siglas de modelo e da versão exclusivas. Para completar, ele calça rodas de liga leve com aro de 15 polegadas.
Internamente, o Sporting se distingue pelo painel com revestimento exclusivo, assim como a adoção de detalhes com cores. O quadro de instrumentos traz características próprias para a versão, com instrumentos com nova serigrafia na cor laranja e displays com iluminação na cor vermelha. Ele é equipado com computador de bordo e volante em couro, ambos de série. Os bancos receberam tecido exclusivo com costuras estilizadas mais bolsa porta revistas e bordado Sporting.
O Uno Sporting chega com um sistema de lavagem inteligente do vidro traseiro, que funciona automaticamente com o acionamento dos esguichos. Quando o mecanismo de limpeza do vidro dianteiro está funcionando, o traseiro, automaticamente, também é acionado se a marcha à ré for engatada.
A sua suspensão também foi ajustada. Ela foi projetada e calibrada para permitir melhor dirigibilidade, além de transmitir uma sensação de esportividade e segurança. A nova suspensão é cerca de 20 mm mais baixa em relação às versões Vivace e Attractive, e suas molas ficaram mais rígidas. Helicoidais, foram projetadas com a técnica side-load para otimizar o funcionamento do sistema, e reduzem as forças radiais na haste do amortecedor e os atritos internos. Isso resulta em melhor absorção da aspereza do solo.
Os amortecedores receberam características especificas para o desempenho. A barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro. Já o eixo traseiro oferece maior rigidez torcional. As rodas de liga leve, com aro de 15 polegadas de diâmetro, estão calçadas com pneus na medida 185/60 R15.
Estas soluções, desenvolvidas para garantir uma rodagem esportiva, foram idealizadas para que as suspensões do Uno Sporting tivessem menor tempo de resposta e menor inclinação da carroceria nas curvas. O conjunto também proporciona maior progressividade.
Os coxins hidráulicos passivos para a sustentação do motor garantem conforto. A idéia básica desses componentes é usar borracha altamente elástica para um bom comportamento acústico, e se servir do componente hidráulico para gerar o efeito de amortecimento nas freqüências de trabalho do motor. Isso resulta na obtenção de alta rigidez nas baixas frequências e baixa rigidez em médias e altas freqüências. Estes requisitos não podem ser encontrados simultaneamente em coxins convencionais.
Além dos elementos diferenciados e exclusivos de design e dirigibilidade, a versão chega bem equipada de série. Oferece direção hidráulica, faróis de neblina, trava e vidros dianteiros elétricos, entre outros. Em termos de segurança, o Uno Sporting pode vir, opcionalmente, com o HSD (High Safety Drive ― airbag duplo + freios com sistema ABS), mais itens de conforto e de entretenimento, como ar-condicionado e rádio CD MP3 Connect com viva-voz Bluetooth + USB.
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