Páginas

Bosch mostra ABS para motos


O freio ABS ainda não chegou com força nas motos. Na Europa, apenas uma em cada dez motos tem este sistema e no mundo o número salta de uma a cada cem. Para mostrar esta tecnologia, a partir de hoje (05), até quinta-feira (07), a Bosch está presente no Congresso SAE, em São Paulo. A empresa mostra várias tecnologias de segurança veicula, entre elas o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e o ABS 9, desenvolvido especialmente para motos.

A Bosch produz freios ABS para motos desde 1994 e agora foi desenvolvido no Japão a geração 9 deste sistema que é mais leve e menor e específica para veículos de duas rodas. Ele é cerca de 60% mais leve e tem a metade do tamanho da primeira geração. O tamanho e o custo reduzido possibilitam que, no futuro, o ABS seja instalado também em motos de pequena cilindrada.

Os motociclistas estão mais expostos, pois em motos não há air bag nem cinto de segurança. A cada seis mortes em estradas, uma é com motociclista. Estudos feitos na Europa mostram que, para a mesma distância percorrida, o risco de um acidente fatal é 20 vezes maior com os motociclistas. O ABS seria um passo importante para reduzir estes números.

Estudo realizado pelo IIHS - Insurance Institute for Highway Safety -, nos Estados Unidos, mostra que se todas as motos daquele país estivessem equipadas com ABS, 28% dos acidentes fatais com motocicletas poderiam ser evitados.

0 comentários:

Postar um comentário