Páginas

Bonito e charmoso, Uno novo vai ampliar participação da Fiat


Empresa passa a ter 15 opções entre R$ 23,5 mil e R$ 31,8 mil O lançamento do Uno novo, hoje, na Bahia, é um indicativo de que o projeto da Fiat é se fortalecer no segmento dos carros pequenos, onde está a maior parte das vendas no Brasil. Das 2,5 milhões de unidades vendidas no mercado interno no ano passado, 1,3 milhão foi de carros das categorias A e B. A rigor, o Brasil não fabrica carros da categoria A, que são os mínis. Mas o espectro coberto por um carro pequeno (categoria B) é tão grande que ele atinge várias faixas de consumidores.

Com o Uno novo a Fiat amplia ainda mais esse leque de opções. Passa a ter três carros para uma mesma classe de consumidores, distribuídos em subsegmentos de forma que a empresa será capaz de enfrentar os concorrentes com mais competência, e assim ampliar - a sua participação de 24,5% no mercado brasileiro.

A Fiat é boa nisso. No final do século passado, com apenas um carro - o Prêmio - enfrentou concorrentes de vários segmentos, do pequeno ao grande. Agora, com o Uno novo, tem três opções, com várias versões que atendem uma ampla gama de compradores.


O Uno tem tudo para fazer sucesso, é um carro bonito, charmoso, um projeto único, realmente uma novidade para o mercado: 82% das peças foram desenvolvidas especialmente para o carro. E o preço estimula o consumidor: a versão básica, Vivace 1.0, custa R$ 25.550,00 com duas portas e R$ 27.350,00 com quatro. A Attractive tem motor 1.4 e custa R$ 29.280,00 (2 portas) e R$ 31.080,00 (4) e a versão topo de linha, Way, vai de R$ 26.690,00 (1.0 2p) a R$ 31.870,00 (1.4 4 p).


Os motores, chamados EVO (de evolução), tem potência de 73cv (1.0 a gasolina) e 75cv (1.0 a álcool). O 1.4 tem potência de 85cv (gas.) e 88cv (álc.).

Observe que o carro foi muito bem posicionado em relação à concorrência. A versão de entrada, Vivace 1.0 é R$ 1.950,00 que o Celta 1.0 Life e R$ 3.530,00 mais barata que o Gol novo.


A Versão Attractive 1.4 é R$ 1,6 mil mais barata que o Corsa 1.4 Maxx e R$ 3,4 mil mais barata que o Gol 1.6.


A Way 1.0 é R$ 766,00 mais barata que o Celta 1.0 Life e R$ 1.640,00 que o Gol G4 Tittan 1.0

Veja os preços de cada versão e junte com as outras opções que a Fiat oferece: o Palio Fire, com duas opções, e o velho Mille, que continua firme forte, com quatro versões de acabamento. Para deixar os seus carros numa faixa de preço mais atrativa, a Fiat reduziu em R$ 600,00 os preços de todas as versões do Mille e as do Palio Fire. Veja abaixo como ficou a tabela de preços.

É claro que o Mille vai sofrer com a chegada do Uno novo, assim como o Palio, mas a Fiat não está preocupada como desempenho individual dos seus carros pequenos. O objetivo é oferecer essa grande gama de opções e aumentar a participação no segmento como um todo. Tanto que não há previsão de vendas por modelo, mas sim em todo o segmento. Hoje a Fiat vende 25 mil unidades, quer vender 30 mil com o novo carro. O Mille, que oficialmente é uma versão do Uno, vai ter as vendas somadas com o Uno novo, embora sejam carros totalmente diferentes. Com isso, a Fiat se credencia para disputar a liderança de vendas no mercado interno, que é do Gol há 23 anos.



Veja o posicionamento de preço das 15 opções no segmento dos pequenos

Mille Fire Economy 2p R$ 23.570,00
Mille Fire Economy 4p R$ 25.370,00
Mille Way Economy 2p R$ 24.090,00
Mille Way Economy 4p R$ 25.910,00
Palio Fire Economy 2p R$ 26.300,00
Palio Fire Economy 4p R$ 28.050,00
Uno Vivace 1.0 2p R$ 25.550,00
Uno Vivace 1.0 4p R$ 27.350,00
Uno Attractive 1.4 2p R$ 29.280,00
Uno Attractive 1.4 4p R$ 31.080,00
Uno Way 1.0 2p R$ 26.690,00
Uno Way 1.0 4p R$ 28.490,00
Uno Way 1.4 2p R$ 30.070,00
Uno Way 1.4 4p R$ 31.870,00

0 comentários:

Postar um comentário