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Vendas caem e Hyundai é líder entre as "novas"


O efeito do fim do desconto do IPI nos carros e comerciais leves demorou, mas foi fulminante: os números do Renavam, referentes ao licenciamento de veículos na primeira quinzena de maio, mostram o pior volume de vendas diárias desde janeiro de 2009, no auge da crise, quando foram vendidas 9.035 unidades/dia. Mas uma marca se destacou nesse momento de acomodação do mercado: a Hyundai passou a ocupar, provisoriamente, a liderança entre as novas marcas.

Nos dez primeiros dias úteis do mês (até sexta-feira), foram licenciados 98.617 carros e comerciais leves, com média diária de 9.862. Isso significa uma queda de 16,9% em relação às vendas diárias de maio do ano passado e uma queda ainda maior, de 24,7%, sobre as vendas diárias de abril. No mês passado foram vendidos 13.096 carros por dia.

Fica claro, portanto, que as fábricas faturaram tudo o que puderam ainda no mês de março, com o IPI reduzido, deixando os pátios lotados para a venda em abril. Mas com o fim do estoque com preços mais baratos, o consumidor se afastou das compras e as vendas caíram.

É preciso destacar, no entanto, que o volume de vendas não é fraco. Nesse ritmo, o mês deve fechar com mais de 200 mil unidades, comportamento próximo do verificado em janeiro e fevereiro deste ano. Além disso, a segunda quinzena costuma ser melhor que a primeira.

O destaque deste mês está sendo, mais uma vez, o bom desempenho da Hyundai. A marca coreana assumiu parcialmente a liderança entre as novas montadoras, atrás apenas das quatro grandes: Fiat, Volks, GM e Ford. Em dez dias úteis, vendeu 3.920 carros, ficando com 4% do mercado. A Renault, que no acumulado do ano é a líder entre as novas, vendeu 3.775 carros e ficou com 3,8% de participação.

Todas as marcas tiveram queda de vendas em relação a primeira quinzena de abril. A Hyundai e a Toyota foram as únicas que caíram menos do que a média do mercado.

Vale destacar também a ameaça da Volks em relação a Fiat e a queda de vendas da GM e da Ford.

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