Hoggar chega para conquistar 10% do mercado
Se depender do visual e do desempenho, é bem possível que o objetivo seja alcançado. Como o comprador deste tipo de carro, segundo a Peugeot, se preocupa muito com custos, o preço da picape francesa foi definido para fazer frente aos concorrentes. A versão básica começa com R$ 31.400,00, indo até a topo de linha com preço de R$ 43.500,00, mas a versão intermediária deve ser a mais vendida. Ela custa R$ 35.350,00.
Andei cerca de 200 quilômetros, de Navegantes a Florianópolis, em trechos urbanos e estradas. A picape é ágil na cidade, com trânsito intenso, e vai muito bem na rodovia. A versão que avaliei foi a intermediária, XR 1.4. O motor é bom e a suspensão gostosa, macia, bem ajustada.
O interior do carro chama a atenção pela sua simplicidade, sem muitos apetrechos. Ficou um visual limpo, apesar da Peugeot ter economizado em porta-objetos. O painel é bonito e de fácil visualização. Tem muito espaço na cabine; dá para guardar uma mochila ou sacola atrás dos bancos. Mesmo com o bom espaço para os ocupantes, a carroceria é grande, a maior da categoria. Tem capacidade de 1.151 litros.
A Hoggar deve iniciar uma nova etapa de crescimento da Peugeot, que quer, no mundo, passar do décimo lugar que se encontra atualmente para o sétimo lugar nos próximos cinco anos. O Brasil representa apenas 0,5% do volume de vendas da empresa, mas o presidente da empresa no Brasil, Guillaume Couzy, vê uma grande oportunidade de crescer no mercado brasileiro.
Até 2012 serão lançados no Brasil 14 novos carros e é possível que no futuro sejam produzidos novos veículos feitos especialmente para o nosso mercado, como aconteceu com a Hoggar.
A Peugeot vai avançar em tecnologia. No ano que vem será lançado o primeiro carro híbrido diesel, o 3008. Já está em processo adiantado o carro elétrico da marca, o Íon, que pode começar a ser vendido em breve.
Com um panorama de grandes possibilidades de crescimento, a Hoggar pode ser um teste para saber como o mercado vai receber este veículo feito especificamente para cá. A Peugeot é a primeira empresa das novas que fabrica uma picape no Brasil.
O segmento de picapes no Brasil, que vende 375 mil unidades por ano, tem 67% de modelos com motor 1.4 e 19% com cabine dupla. As cidades do interior são responsáveis por 68% das vendas, mostrando que não é um veículo para metrópole. O que chama a atenção é que 54% dos proprietários utilizam o carro para passeio e apenas 19% para o trabalho.
Pelas pesquisas da Peugeot, a versão de entrada, a X Line 1.4 flex, deverá ser responsável por 14% das vendas, enquanto a XR 1.4 flex deverá vender 60% do volume total e a Escapade 1.6 deve ficar com 26%.
O início das vendas será em 15 de maio e um atrativo de venda será o preço do seguro, caso o comprador opte pelo Banco Peugeot. Segundo a empresa, os valores são muito abaixo dos concorrentes e para quem tem picape, o seguro é fundamental. Outro atrativo é que o carro terá três anos de garantia para motor e câmbio.
Há alguns problemas, como a falta de ABS, mesmo como opcional. O air bag duplo também não será opcional em todas as versões, apenas na Escapade.
A picape ficou bonita, atraente e espaçosa. Agora a Peugeot aposta no crescimento do segmento e a possibilidade de tirar compradores dos concorrentes. Resta saber agora quem vai perder para este novo carro que entra no mercado.
Os concorrentes da Hoggar
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