Cai o número de blindagem no Brasil
O número pode ser pequeno ante as 6.926 blindagens de 2009, mas é preciso levar em conta que a frota brasileira também cresceu e se esperava mais carros sendo blindados. No mínimo pode se dizer que o setor está estável. Cálculos da Abrablin dão conta que existe no país mais de 92 mil veículos blindados.
Christian Conde afirma que "no primeiro semestre de 2009, quando o país ainda enfrentava resquícios da crise econômica mundial, houve queda na produção da blindagem. No segundo semestre, porém, assim que a economia deu sinais de que a crise chegara ao fim, as pessoas voltaram a procurar esse tipo de proteção". A pesquisa mostra que nos primeiros seis meses do ano, foram blindados 3.147 veículos e nos seis meses finais a produção saltou para 3.779 automóveis.
O que a entidade espera é que neste ano a blindagem volte a crescer, principalmente em outros centros, já que este tipo de carro existe praticamente no Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a Abrablin "o aumento da violência nas demais capitais do país fez com que a blindagem se expandisse".
São Paulo é líder em blindagem, sendo responsável por 65% dos carros blindados no Brasil. Rio de Janeiro vem em segundo, com 20%, seguido por Pernambuco e Minas Gerais, com 5% e 3% respectivamente. Pará e Espírito Santo, ambos com 1,5%, Mato Grosso (1,1%) e Paraná (1%) também compõem a lista do levantamento realizado pela Abrablin. Com menos de 1% aparecem Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Norte.
Pela pesquisa, 71% dos que têm carro blindado são executivos/empresários; 4%, artistas/cantores; 4%, políticos e 5% juízes.Entre os carros mais blindados, o Corolla, da Toyota, foi o campeão - o que acontece desde 2004. O segundo mais blindado foi a Captiva, GM. A Freelander, da Landrover, e a Hillux, da Toyota, ocupam o terceiro e quarto lugares, respectivamente.
0 comentários:
Postar um comentário