Páginas

Touareg: bonito, seguro, confortável e gastão


Quem tem muito dinheiro para comprar um carro não abre mão de duas coisas: conforto e segurança. E isso o Touareg tem de sobra. É um carro espaçoso, confortável para motorista e passageiros. Ele é bonito e seu aspecto robusto torna o carro imponente, passando uma enorme sensação de segurança. Pneus largos, airbags e ABS mostram que o carro é seguro.


Apesar de grande e com aparência robusta, o Touareg tem a dirigibilidade e o silêncio de um sedã. Na estrada, a 120 km/h, o único barulho é o do vento. Não há ruídos nem do motor nem da transmissão, que estão bem isolados acusticamente.

É claro que o proprietário de um carro como este não pode ficar preocupado com o consumo. Não questionou o preço na hora de compra (custa R$ 239 mil) e deve fazer o mesmo quando abastecer: o carro que bebe bem. O tanque é generoso, cabe 95 litros, o que garante uma boa autonomia mesmo fazendo de 4km/l a 5 km/l na cidade e 7km/l na estrada com o seu potente motor V8 4.2 de 310cv, o mesmo que equipa os Audi A8 e A6, além do câmbio automático de seis marchas, que oferece a opção sequencial de série. As trocas manuais podem ser feitas no console ou por meio de pequenas alavancas (opcionais), que ficam atrás do volante. O Touareg acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e chega a 226 km/h.

O carro tem tração 4x4 controlada eletronicamente e suspensão ativa. Ele se ajusta para vencer os obstáculos. Por meio de sensores instalados nas rodas, nas torres de suspensão e no motor, o sistema de tração distribui a força entre as rodas. E o controle eletrônico da suspensão define em que altura nivelar a carroceria.


O interior é espaçoso, os bancos apóiam o corpo confortavelmente. O volante multifuncional dispõe dos controles do piloto automático, do sistema de som e do computador de bordo.

Quem tem mais de 1,80m terá um pequeno problema para entrar no carro, o acesso é difícil, inevitavelmente bate a cabeça. A grande altura do carro também dificulta o acesso. Mas esses problemas são tão pequenos comparados aos benefícios que o carro oferece que nem vale a pena se preocupar com eles.

A chave vem com comando que não precisa ser usada para abrir portas ou dar partidas, o que é um conforto para o motorista. Basta a presença da chave próxima do carro (no bolso das calças ou na bolsa) que as portas são destravadas. Para dar a partida basta acionar o botão start/stop. Além de confortável, é charmoso.

Com este preço ele precisava ter muita tecnologia. E tem. Vem equipado com sensores de chuva, que aciona automaticamente os limpadores de para brisa quando começa a chover, e de luminosidade, que acende os faróis assim que escurece ou quando o carro entra num túnel.

No console central, o motorista pode selecionar o tipo de marcha (simples ou reduzida), acionar o bloqueio dos diferenciais, escolher a calibragem dos amortecedores (Comfort, Auto e Sport). Dois seletores permitem ao motorista escolher a altura da carroceria em relação ao piso (quatro posições, entre 16 e 30 centímetros).

O Touareg tem freios ABS, sistema de controle de estabilidade ESP, airbags frontais, laterais e de janela, cintos de segurança dianteiros com regulagem elétrica de altura, controle de pressão dos pneus, faróis bi-xenônio e rodas de alumínio. Como opcionais: abertura e partida sem chave, hastes para troca de marchas no volante e teto solar.

O porta malas é grande e os porta objetos são na medida certa. A posição de dirigir permite que o motorista tenha uma ampla visão; o controle automático da suspensão ajusta a forma de trafegar dependendo do terreno. Isto dá maior comodidade.

Quem não quer um carro deste? Mas é um carro para quem gosta de ser observado: chama a atenção por onde passa. É enorme pelos padrões brasileiros; para os mais comedidos é um exagero.

0 comentários:

Postar um comentário