Agrale mostra ônibus híbrido
A Agrale está trabalhando neste ônibus sem pensar em fabricação em série, pelo menos por enquanto, mas para mostrar que a empresa está atenta aos problemas de poluição e que é possível a sua fabricação. Por enquanto o veículo esbarra no custo. Ele fica aproximadamente o dobro do preço de um convencional com motor a combustão. Mas ele é bem mais barato do que importar um ônibus híbrido.
Este ônibus tem um conjunto propulsor formado por dois motores elétricos de tração de indução trifásica, interligados mecanicamente por intermédio da caixa somadora, e um motor elétrico auxiliar. Há também o motor diesel Cummins de quatro cilindros em linha, que é acionado somente para auxiliar o conjunto de ultracapacitores nas partidas, em subidas e na geração de energia.
Com este tipo de propulsão, é possível a economia de 30% de combustível e com isto há a redução de poluentes na mesma proporção. Outra grande vantagem é que não há praticamente ruído. Sente-se um pouco o motor diesel quando este está em funcionamento, mas é possível ele ser desligado pelo motorista em caso de necessidade de silêncio total.
O ônibus pode transportar 73 passageiros, sendo 20 sentados. Os freios são a tambor com opção de disco para as rodas dianteiras e freio motor. O sistema de freio abastece os ultracapacitores de energia, evitando o desperdício da mesma quando o motorista pisa no freio. Ele tem direção hidráulica e suspensão dianteira pneumática.
Os testes foram feitos no Chile e no Brasil, já que naquele país há incentivos para as empresas que compram veículos híbridos. A Agrale espera que o governo brasileiro também dê algum tipo de incentivo para compensar o custo maior do ônibus e possibilitar a venda para as empresas.
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