Coreanas crescem mais de 100%; Fiat e Volks perdem mercado.
A Hyundai vendeu 51.123 unidades este ano, 107,1% a mais do que no primeiro semestre de 2009 (24.684). Esse crescimento deu à marca uma participação de 3,4% no mercado de carros e comerciais leves. Algumas empresas com pequeno volume de vendas ou novas no mercado também tiveram crescimento expressivo, como Hafei, Míni, Smart, BMW e SsangYoung (veja tabela), mas as coreanas tiveram participação destacada entre as marcas com grande volume de vendas (de mais de mil carros/mês).
Depois de Kia e Hyundai - que mais do que dobraram as vendas - aparece a Nissan, com crescimento de 32,2% em relação ao ano passado, passando de 10.892 para 14.399 carros vendidos. A Renault também teve crescimento expressivo, 26,6%, enquanto Citroën e Mitsubishi aumentaram as vendas em 14,6% e 13,6% este ano respectivamente.
Entre as grandes, apenas a GM cresceu acima da média do mercado, que foi de 7,3%. A marca estadunidense vendeu 302.257 unidades de janeiro a junho, 11,8% a mais do que no mesmo período do ano passado.
A Ford cresceu em relação a 2009 (de 149.653 para 154.052 unidades), mas não acompanhou o mercado, perdendo 0,4 ponto percentual em participação.
Já a Volks e a Fiat tiveram queda de vendas em relação ao ano passado. A Fiat vendeu no primeiro semestre de 2009 um total de 342.247 unidades; neste ano foram apenas 341.489. Com o crescimento de 7,3% do mercado total, a empresa italiana perdeu 1,7 ponto perceptual do mercado.
A Volkswagen teve um desempenho pior: vendeu este ano 13.243 carros a menos do que no ano passado (313.474 contra 326.717), perdendo 2,5 pontos percentuais de participação. A Volks tinha 23,4% das vendas; hoje tem 21%.
0 comentários:
Postar um comentário