Páginas

Missão possível?


O K-Way MOTUS só poderia ter nascido em Turim, berço da indústria automobilística italiana. Com a audaciosa missão de revolucionar o transporte urbano, por meio de uma nova óptica sobre a mobilidade individual, o protótipo de três rodas – duas na dianteira – está equipado com motorização híbrida (dois motores elétricos e um à combustão) e foi especialmente projetado para quem precisa fazer pequenos deslocamentos. Com uma largura ligeiramente maior que a de uma motocicleta e um comprimento menor do que o compacto automóvel Smart, o K-Way MOTUS alia a segurança e o conforto de um carro, com prazer da pilotagem e a maneabilidade de uma moto. Suas principais características são: estilo diferenciado, já que conta com uma capota e um desenho inusitado; e tecnologias que transformam este protótipo em um veículo ecologicamente correto.


A pequena dimensão do K-Way MOTUS e o baixo peso – estrutura feita em fibra de carbono –, permitem que o motor a combustão de 850 cm³ de capacidade cúbica, que atua em parceria com os dois propulsores elétricos, desenvolva uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 150 km/h.


Em função de um inovador sistema de controle integrado de inclinação, que proporciona uma pilotagem fácil e divertida, o K-Way MOTUS pode chegar a um ângulo máximo de inclinação de 45º. As rodas dianteiras são acionadas diretamente por dois motores elétricos, instalados um em cada roda. Já o motor à combustão está diretamente ligado à transmissão da roda traseira. Assim, com a utilização dos três propulsores, o veículo híbrido reduz o consumo de combustível e também as emissões de poluentes.


Projeção internacional

Outro ponto que foi exaustivamente trabalhado no projeto K-Way foi a questão da segurança - passiva e ativa. No protótipo italiano os dois ocupantes habitam uma célula de segurança, usam cinto de segurança e estão protegidos de impactos frontal, lateral e capotamento. Assim, o veículo cumpre todas as normas de segurança exigidas pela legislação européia.

Para ampliar a segurança dos ocupantes, o K-Way MOTUS conta ainda com tração integral nas três rodas e diferencial ativo, que confere ao modelo grande capacidade do veículo em mudar rapidamente de direção. A facilidade de condução se deve também pelo uso de um volante, em vez do guidão.

Depois de participar do SAE World Congress, que aconteceu em Detroit (EUA), K-Way MOTUS disputará a primeira etapa do Progressive Automotive X Prize, competição organizada pela X Prize Foundation, prova reservada apenas a veículos seguros e capazes de rodar mais de 44 Km/l. O evento acontece em 26 deste mês no histórico circuito Michigan International Speedway.

O projeto de mobilidade pessoal e urbana nasceu em 2006 no Laboratório de Mecatrônica da Escola Politécnica de Turim. Hoje, conta com vários patrocinadores, entre eles, Team Virgin Racing, equipe que participa do Mundial de F1, e a Giugiaro Design, ícone italiano na idealização e criação de formas e conceitos, que vão desde uma garrafa pet até um automóvel.

0 comentários:

Postar um comentário