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Grandes se retraem, pequenas avançam


Aos poucos, as marcas que chegaram ao Brasil após a abertura econômica, no início dos anos 1990, vão conquistando o seu espaço no mercado interno e a participação em conjunto das quatro grandes - que perderam o oligopólio do mercado - vai encolhendo.

O domínio ainda é enorme: três de cada quatro carros vendidos hoje no Brasil são das marcas Ford, Fiat, GM e Volks. Mas essa participação vem caindo e com mais ênfase neste ano.

Há apenas três anos, as quatro grandes tinham 80,9% de participação, que caiu para 76,8% em 2008, oscilou para 77,1% no ano seguinte e no primeiro trimestre deste ano caiu para 74,4% (dados do Renavam para o primeiro trimestre).

Das quatro, apenas a Ford apresentou uma evolução nas vendas nos últimos três anos, conquistou 0,4 ponto de participação. Das grandes, a que mais perdeu foi a Fiat. A marca tinha 26% em 2007 e fechou o primeiro trimestre de 2010 com 22,3%, ficou portanto com 3,7 pontos percentuais a menos. A Volkswagen perdeu outros 2,8%, caindo de 23% para 20,2%. E a GM perdeu 0,4 ponto.

Juntas, Fiat, GM e Volks perderam 6,9 pontos em três anos.

Para onde foram esses pontos percentuais perdidos? Só a Hyundai abocanhou 2,5%. A coreana tinha apenas 0,8% ponto de participação em 2007, hoje tem 3,3%. Foi a marca que maior participação obteve desde 2007, com um crescimento de vendas de 321,5% (veja tabela). Outra coreana, a Kia Motors, ganhou um ponto percentual no período, passando de 0,4% para 1,4%, crescimento de 250%.

A Nissan e a Mercedes-Benz dobraram a participação, embora sejam marcas de pequeno volume. A Mercedes cresceu de 0,2% para 0,4%: em todo o ano de 2007 a marca vendeu 5.579. E apenas nos três primeiros meses deste ano já vendeu 2.780. A Nissan cresceu de 11.908 em 2007 para 7.555 em apenas três meses (janeiro a março), sua participação subiu de 0,5% para 1% no mercado interno.

Outra marca que teve um crescimento acima da média no período foi a Renault, ganhou 1,4 ponto percentual, passando de 73.608 unidades em 2007 para 34.083 no primeiro trimestre de 2010.

Honda e Citroën ganharam, respectivamente, 0,5 e 0,2 ponto.

Além das três grandes, duas novas montadoras perderam mercado no período: a Toyota reduziu sua participação de 3,1% para 3% e a Peugeot caiu de 3,4% para 2,8%.

É claro que em volume de vendas todo mundo cresceu. Em 2007 foram vendidos no mercado interno 2,341 milhões de carros e comerciais leves. Em 2010, a previsão de 3,1 milhões. Só no primeiro trimestre foram 750,5 mil. Com isso, mesmo perdendo participação, as três grandes deverão vender um volume maior este ano.

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