Páginas

Motos retomam crescimento, mas setor ainda acha pouco


O setor de motos está em crescimento, segundo balanço divulgado pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos. Em agosto foram vendidas 163.634 unidades no mercado interno. Isto representa um aumento de 10,8% nas vendas de motos ante o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas, 147.712 motos. Se a comparação for feita com o mês anterior, o crescimento é de 11,4%.

A produção continua no mesmo ritmo, com crescimento de 16,8% ante o mês anterior e 7,4% comparando-se com agosto de 2009. De janeiro a agosto a produção registrou um aumento de 15,6% se comparado com o mesmo período do ano passado. Já foram produzidas 1.186.624 motos neste ano.

"Os dados seguem tendência de crescimento. A retomada do crédito, sinalizada por algumas instituições financeiras, deve incentivar ainda mais os consumidores. Estamos no caminho certo", afirma Jaime Teruo Matsui, presidente da Abraciclo.

Apesar dos bons resultados, o presidente da entidade faz ressalvas sobre o desempenho do setor: "Podemos sentir essa melhora no desempenho, mas ainda estamos muito aquém do registrado em 2008. Ainda temos muito trabalho até recuperar os níveis de vendas anteriores", ressalta.

As exportações tiveram um crescimento de 78,4% se comparado com julho. Em agosto foram vendidas 7.087 motos para o mercado externo. No acumulado do ano, o crescimento em relação a 2009 é de 11,1%.

"A comercialização com o mercado externo foi uma das que mais sentiu com a crise: tivemos uma redução de mais de 50% nas exportações. Estamos vivenciando uma retomada, mas ainda é algo instável e pouco representativo, considerando que o ano de 2009 foi ruim para o setor. Precisamos de aumento de competitividade do produto nacional para que nosso mercado possa se firmar como exportador", completa Matsui.

0 comentários:

Postar um comentário