Páginas

Frota está poluindo menos


Levantamento apresentado no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, realizado este ano pelo Ministério do Meio Ambiente, indica que, mesmo com o grande crescimento, a frota brasileira de veículos, de 36 milhões de unidades entre carros, utilitários, caminhões, ônibus e motos, está tem emitido menos gases poluentes nos últimos 18 anos.

As emissões de monóxido de carbono foram reduzidas de 5,5 milhões de toneladas para dois milhões de toneladas no período.

Essa redução ocorreu graças à implantação do Programa de Controle da Poluição por Veículos (Proconve), que começou em 1986 e vem sendo aperfeiçoado. Para se ter uma idéia da evolução, basta dizer que antes do Proconve um carro podia emitir até 58 gramas de poluente por quilômetro rodado. Hoje esse limite é de meio grama por quilômetro.

Mas calma lá. Nem tudo é festa.

Mesmo com toda essa melhora, os veículos automotores ainda são responsáveis por grande parte das emissões de gases poluentes e de efeito estufa. E o transporte individual emite 40 vezes mais poluentes do que toda a rede de transporte público do País.

Outra coisa: o crescimento do volume de motos em circulação amplia as emissões na atmosfera.

Em 2008 a frota de veículos de duas rodas era de nove milhões de unidades. Em 2010 serão 20 milhões.

Com a moto, o volume de poluição se amplia de forma geométrica, pois a moto emite três vezes mais monóxido de carbono do que um carro de passeio.

0 comentários:

Postar um comentário